sábado, 28 de abril de 2012

RSA Animate - Changing Education Paradigms




          Hoje a educação debate-se com duas grandes questões: como educar as crianças para a imprevisibilidade da economia do séc.XXI,  como responder às diferenças culturais numa era global
            As respostas têm conduzido à não integração de todas as crianças nos sistemas educativos, consequência de um modelo educativo que foi construído à seculos atrás.
            Se até ao sec. XVIII predominou o paradigma cultural, na formação de uma elite que detinha o conhecimento, com a industrialização, a educação alicerçada pelo paradigma económico, começa a formar uma mão-de-obra disciplinada que saiba os rudimentos da leitura e da escrita, para fator de produção da atividade industrial. Apesar de contestada por alguns, a escola pública abre as portas a todos os jovens, inspira igualdade de oportunidades e ascensão social, mas na realidade continua a reproduzir desigualdades sociais. Há os que atingem níveis de escolaridade elevados, formando as elites intelectuais, politicas ou de serviços especializados, e há os outros, os que ficam pelos níveis de escolaridade mais baixos ou nem tiveram acesso à educação formal e que sustentam a sociedade com a força de trabalho braçal.
            A escola é comparada a uma unidade de produção. O edifício é a fábrica, as aulas são as linha de produção, os alunos a matéria prima, os tempos são os  espaços  e os currículos a tecnologia e os diplomas os produtos estandardizados. Os jovens são “formatados” segundo o seu grau de inteligência, avaliada por testes padronizados. Quem não corresponde ao nível de exigência dos diferentes patamares, sai da linha de produção! Mas há que chegar ao fim, nem que seja à custa de manipulação.
            A sociedade atual está longe da sociedade industrial que prevaleceu durante o seculo XX. A diminuição das distâncias relativas aproximaram o Homem e este reconheceu o direito à diferença. A escola debate-se com a diversidade cultural e deixou de ser a centralidade dos jovens, estes são aliciados por fatores externos à escola. Hoje são inúmeros os desafios que se colocam à escola, as respostas exigem criatividade, tal como se exige a formação de um jovem criativo, capaz de se inserir numa sociedade em mudança!


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