Hoje a educação
debate-se com duas grandes questões: como educar as crianças para a imprevisibilidade
da economia do séc.XXI, como responder
às diferenças culturais numa era global
As respostas têm conduzido à não
integração de todas as crianças nos sistemas educativos, consequência de um
modelo educativo que foi construído à seculos atrás.
Se até ao sec. XVIII predominou o
paradigma cultural, na formação de uma elite que detinha o conhecimento, com a
industrialização, a educação alicerçada pelo paradigma económico, começa a
formar uma mão-de-obra disciplinada que saiba os rudimentos da leitura e da
escrita, para fator de produção da atividade industrial. Apesar de contestada
por alguns, a escola pública abre as portas a todos os jovens, inspira
igualdade de oportunidades e ascensão social, mas na realidade continua a
reproduzir desigualdades sociais. Há os que atingem níveis de escolaridade
elevados, formando as elites intelectuais, politicas ou de serviços especializados,
e há os outros, os que ficam pelos níveis de escolaridade mais baixos ou nem
tiveram acesso à educação formal e que sustentam a sociedade com a força de
trabalho braçal.
A escola é comparada a uma unidade
de produção. O edifício é a fábrica, as aulas são as linha de produção, os alunos
a matéria prima, os tempos são os espaços e os currículos a tecnologia e os diplomas os
produtos estandardizados. Os jovens são “formatados” segundo o seu grau de
inteligência, avaliada por testes padronizados. Quem não corresponde ao nível
de exigência dos diferentes patamares, sai da linha de produção! Mas há que
chegar ao fim, nem que seja à custa de manipulação.
A sociedade atual está longe da
sociedade industrial que prevaleceu durante o seculo XX. A diminuição das
distâncias relativas aproximaram o Homem e este reconheceu o direito à
diferença. A escola debate-se com a diversidade cultural e deixou de ser a
centralidade dos jovens, estes são aliciados por fatores externos à escola.
Hoje são inúmeros os desafios que se colocam à escola, as respostas exigem
criatividade, tal como se exige a formação de um jovem criativo, capaz de se
inserir numa sociedade em mudança!
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